Confira o que abre e o que fecha em Porto Alegre no feriado de Natal

FONTE: G1.COM/RS

As comemorações de Natal nesta segunda (24) e terça-feira (25) irá alterar o funcionamento da maioria dos serviços em Porto Alegre. Veja abaixo como ficam as atividades neste feriadão:

Comércio: as lojas dos shoppings ficam abertas até, no máximo, as 18h nesta segunda-feira, enquanto as lojas de rua funcionam até as 19h. Na terça-feira, o comércio estará fechado.

Bancos: as agências bancárias vão funcionar em horário reduzido nesta segunda-feira, das 9h às 11h. Na terça, os bancos não têm expediente. Os serviços de internet banking, caixas eletrônicos e atendimento telefônico funcionam normalmente. Contas com vencimento no feriado podem ser pagas sem acréscimo no dia útil seguinte.

Supermercados: cada unidade de supermercado tem um horário de funcionamento diferente, mas há lojas abertas nesta segunda-feira desde as 7h30. O horário de fechamento vai, no máximo, até as 20h. Na terça-feira, os supermercados estarão fechados.

Mercado Público: na véspera de Natal, as bancas funcionam até as 17h.

Trensurb: o Trensurb funciona das 5h às 23h25 nesta segunda-feira, com intervalos de 10 a 17 minutos entre os trens, conforme os horários de pico e de menor movimento. Na terça-feira, o horário de funcionamento é o mesmo, mas os intervalos são sempre de 15 minutos.

Trânsito e Transporte: os ônibus começam a operar com a Tabela de Verão nesta segunda-feira. A redução de horários vai ser de 7%, mas as linhas mais movimentadas não vão sofrer alterações. Os primeiros e últimos horários de cada linha continuam os mesmos. Na terça-feira, o transporte público da Capital funciona com tabela normal de domingos e feriados, com intervalo médio de 1h entre os ônibus.

Saúde: os prontos atendimentos e hospitais do município (Hospital de Pronto Socorro (HPS), para casos de trauma, e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) permanecem abertos 24 horas para atendimento. As unidades de saúde funcionam na segunda-feira, das 8h às 12h. Na terça-feira, ficam fechadas. O atendimento será retomado na quarta-feira (26), a partir das 8h, além de três unidades que funcionam em horário estendido: Unidade de Saúde São Carlos, Unidade de Saúde Modelo e Unidade de Saúde Tristeza, até as 22h.

Pronto atendimentos funcionam 24 horas:
– PA Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
– PA Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
– PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
– PA de Saúde Mental IAPI (Rua Valentim Vicentini, s/nº – 3289-3456)
– UPA Zona Norte Moacyr Scliar (Rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com Avenida Assis Brasil – 3368-1619)

Limpeza Urbana: o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalha normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h.

Sine: o Sine Municipal não abrirá nesta segunda e terça-feira.

Linha Turismo: não funciona nesta segunda e terça-feira.

Manejo Arbóreo: a equipe de Manejo Arbóreo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) trabalha em regime de plantão e atende demandas de emergências pelo 156 POA.

Coordenação de Águas Pluviais: o plantão técnico da Coordenação de Águas Pluviais (CAP) será das 8h às 17h, com solicitações de urgências e emergências pelo telefone 99342-2805.

Iluminação Pública: o plantão técnico da Coordenação de Iluminação Pública (CIP) atende solicitações de urgências e emergências pelo telefone 156 POA.

Guarda Municipal: a equipe do Programa Segurança Integrada estará em parques e praças. A vigilância fixa e motorizada atenderá escolas, postos de saúde, secretarias e prédios municipais além do plantão, na sede do Ceic. A Central de Operações da Guarda Municipal atenderá 24 horas pelo telefone 3289-7031.

Disque-pichação: denúncias contra pichação e vandalismo nos prédios públicos devem ser encaminhadas pelo 153 POA.

Assistência Social: o Serviço de Abordagem Social – Crianças e Adolescentes/Ação Rua atende das 9h às 19h em regime de plantão pelo telefone 3289-4994. Após esse horário, acionar o Conselho Tutelar, no telefone do plantão: 3289-8485.

> Abordagem noturna – população adulta, das 19h às 7h, pelo telefone 3346-3238.

> Albergues – à noite, o serviço funciona das 19h às 7h, nos seguintes endereços:
– Albergue Municipal: Rua Comendador Azevedo, 270. F: 3346-3238
– Albergue Dias da Cruz: Avenida Azenha, 366. F: 3223-1938
– Albergue Felipe Diehl: Praça dos Navegantes, 41. F: 3342-2882

Água e Esgoto: atendimento diário, das 7h às 20h, para registrar vazamentos de água e extravasamentos de esgoto, solicitar serviços operacionais, fazer agendamentos, esclarecer assuntos da área comercial, denunciar ligações clandestinas e encaminhar outros serviços. Postos de atendimento comercial do Dmae fecham na segunda e terça, e reabrem na quarta (26), às 8h30.

Loja de Atendimento da Fazenda: não funcionará nesta segunda e terça, e voltará ao horário normal na quarta-feira, das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia. Atendimento telefônico: das 9h às 17h, através do 156, opção 4, ou (51) 3289.0156, opção 4, para ligações de fora da cidade). Atendimento por e-mail: [email protected]

Meio Ambiente: a equipe de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) mantém plantão e poderá ser acionada pelo 156 POA das 7h às 12h e das 13h às 18h.

Procon: o porto-alegrense pode solicitar informações e registrar suas reclamações e denúncias pela Internet, utilizando o banner Atendimento Eletrônico do site do Procon, a qualquer hora do dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *