Encontro reúne diretores das escolas estaduais de Porto Alegre

FONTE: O SUL
Os diretores das escolas estaduais de Porto Alegre estão reunidos na Seduc-RS (Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul) até esta sexta-feira (15). Os encontros, que também acontecem em outras coordenadorias no Estado, são preparatórios para o começo do ano letivo, no próximo dia 20. Durante as reuniões, que começaram na quarta-feira (13), são abordados temas pedagógicos como orientações gerais sobre o calendário, recursos humanos, Base Nacional Comum Curricular, educação especial, entre outros tópicos. Separados em grupos de até 50 escolas, os participantes recebem informações por parte da equipe da secretaria, tiram dúvidas e trocam experiências com colegas de outras instituições. As informações são da Seduc-RS.

“Fizemos questão de convidar, e não convocar, 220 diretores e estamos tendo adesão total. Queremos deixar as portas abertas e acolher essas pessoas que possuem papel tão importante para o desenvolvimento da educação. Buscamos ser uma fonte constante de informação para que todos os envolvidos no processo de ensino estejam preparados e informados da maneira mais completa”, destaca a coordenadora da Divisão Porto Alegre (DPA), Sandra Mauat.

A área de recursos humanos tem sido um tema de destaque ao longo dos encontros. A necessidade da utilização correta e constante do software ISE (Informatização da Secretaria da Educação), responsável pela gestão das escolas, foi ressaltada. Os diretores também receberam reforço no treinamento para a utilização do sistema, fundamental para uma avaliação completa sobre a realidade das instituições.

“Queremos que os diretores se sintam seguros para utilizar o ISE. No momento em que o software estiver alimentado, será possível visualizarmos a escola de maneira ampla. Com ele podemos analisar as necessidades de recursos humanos, número de turmas, de alunos e otimizar esse gerenciamento”, explica Sandra. A Secretaria da Educação pretende realizar outras atividades do gênero ao longo do ano, abordando temas pontuais das escolas e seus principais desafios.

Calendário da Rede Estadual

Na quarta-feira (13), foi realizado evento que abriu o calendário das escolas estaduais do Rio Grande do Sul, na Escola 25 de Julho, em Novo Hamburgo.

Estiveram presentes professores, diretores e representantes de instituições dos 38 municípios do Vale do Rio dos Sinos, Paranhana e Vale do Caí, regiões que compõem a 2ª Coordenadoria Regional de Educação. A iniciativa teve como objetivo descentralizar a realização da cerimônia que tradicionalmente ocorre na Capital.

No encontro, o Secretário de Educação, Faisal Karam, esteve ao lado da Coordenadora Interina da 2ª CRE, Jussara Plumer, da secretária de Educação de Novo Hamburgo, Maristela Guasseli, e da diretora da Escola 25 de Julho, Janaína Souza.

Karam ressaltou as prioridades da Secretaria para o começo das aulas, no dia 20 de fevereiro, em todo o Estado. Obras emergenciais, transporte escolar, merenda e quadro de professores estão entre os principais tópicos

“Teremos pela frente um ano repleto de desafios, onde a participação de cada professor será fundamental. É preciso a união dos esforços de todos os profissionais da educação para que possamos superar as adversidades. Nosso foco é a qualidade do ensino e nossa prioridade é o aluno”, destaca.

Cerca de 900 mil estudantes retornarão às atividades escolares em mais de 2,5 mil instituições pelo Rio Grande do Sul. A estimativa é que sejam 480 mil no Ensino Fundamental, 300 mil no Ensino Médio, 35 mil na Educação Profissional e 85 mil na Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *