Foto: Nilson Winter Jardim da Leitura

Jardim da Leitura é renovado pela arte e reaberto para ações culturais

Revitalizado com o toque da arte, o Jardim da Leitura, espaço de convivência cultural localizado dentro da Biblioteca Pública Vianna Moog, foi reinaugurado ontem em cerimônia oficial, após as paredes ganharem cores na pintura de desenhos que representam todos os eixos das cultura, literatura, música, dança e ainda traços da natureza. O pontapé do projeto nasceu durante a organização da última feira do livro, em uma ação em parceria do Sesc, Fecomércio e Prefeitura Municipal, com a realização de workshops.

“A ideia começou quando estávamos organizando a Feira do Livro e gente pensou que este espaço poderia ser utilizado para algumas atividades do evento, como leitura de poemas, sarau, voz e violão. Fizemos a proposta então de fazermos uma pintura por meio de um workshop”, explica o artista plástico Rogério Tosca, que coordenou a execução artística.

O evento contou com uma apresentação de fotos, que mostram a evolução do trabalho, e ainda uma leitura e representação de textos realizadas por alguns convidados e reuniu o antigo secretário de Cultura e Turismo, Luiz Arthur Bittencourt, o atual titular da pasta Paulo Marcelo Schauer, a gerente do Sesc São Leopoldo Andrea Guedes, além de professores, estudantes e funcionários da biblioteca. O novo Jardim da Leitura que sendo reinaugurado será um espaço que servirá para promover atividades culturais no Município, como saraus, apresentações musicais e, principalmente, em um abrigo para os apaixonados pela leitura

“Tínhamos a ideia de fazer um workshop durante a Feira do Livro, em novembro, para transformar esse espaço em um Jardim de Leitura mais agradável aos olhos”, destacou a gerente do Sesc  de São Leopoldo Andrea Guedes.  “É um presente do Sesc esse mural pictórico, a responsabilidade da coordenação foi do Rogério Tosca. O que queremos é que a comunidade venha para cá e nós nos comprometemos com a Secretaria de Cultura de uma vez por mês fazer uma ação cultural aqui”, conta.

“Esse é o encerramento de um ciclo que iniciei. Acredito que são essas parcerias que vão fomentar grandes e boas ações para desenvolver políticas não apenas na área da Cultura. Hoje vamos trazer atividades para um espaço que não estava sendo utilizado”, destacou o ex-secretário de Cultura e Turismo e secretário de Educação, Luís Arthur de Bitencourt. Paulo Marcelo elogiou a atuação do Sesc e garantiu melhorias na estrutura do Centro Cultural. “O meu interesse é oferecer mais do que eventos, que é poder recuperar o telhado e modernizar esse grande espaço e que possamos fazer que as pessoas visitem mais nossos atrativos”, salientou o novo secretário de Cultura.

Fonte: Prefeitura SL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *