Os brasileiros planejam gastar, em média, 290 reais com as comemorações de Ano-Novo

FONTE: O SUL

O gasto médio dos brasileiros com as compras e comemorações de Réveillon neste ano será de R$ 290,96, segundo mostra uma pesquisa feita pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (27).

Quase metade (47%) dos brasileiros consultados pelo levantamento e que vão festejar o Ano-Novo pretendem comprar alguma peça de roupa para a chegada de 2019. Segundo o SPC, seis em cada dez dos consultados (61%) dizem que as peças adquiridas terão uma cor predominante.

Cores preferidas

Como é de costume, o tom preferido da maioria (59% das menções) será o branco no Réveillon. O amarelo, que para muitos simboliza dinheiro, será opção de 12% dos consultados, e o azul, que representa a serenidade e harmonia, é escolha de outros 10%. Em seguida, os participantes mencionaram as cores dourado (5%), preto (4%) e vermelho (3%).

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, acredita que a última semana do ano pode levar muitos brasileiros de volta às lojas e impulsionar o comércio com as compras de roupas e produtos para o Ano-Novo.

“Os dias seguintes ao Natal são um período em que muitos consumidores fazem a troca de presentes que não serviram ou que não gostaram. Dessa forma, os varejistas podem aproveitar esse momento para atrair a atenção dos clientes para novas compras”, comentou. “Mesmo com a crise, o brasileiro sempre dá um jeito de manter viva a tradição de começar um novo ano vestindo uma peça diferente”, acrescentou.

Viagem

A pesquisa também mostra que 29% dos consumidores decidiram passar as comemorações do Réveillon na própria casa, enquanto 23% dos ouvidos afirmaram que planejam celebrar a ocasião na casa de familiares ou amigos. Outros 14% dizem que vão viajar.

“Além do comércio, o setor de serviços ligado ao lazer também pode encontrar boas oportunidades para obter receita na época de Ano-Novo, já que pode oferecer pacotes e promoções em viagens de turismo, passeios e hospedagem”, afirmou Marcela.

A pesquisa ouviu 761 pessoas nas 27 capitais brasileiras. A margem de erro é de 3,5 e 4 pontos percentuais, respectivamente, para um intervalo de confiança de 95%.

Vendas de Natal

As vendas dos lojistas em shoppings center de todo o País cresceram 5,5% neste Natal em relação ao mesmo período de 2017, informou na quarta-feira (26) a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping).

Os dados foram apurados em pesquisa realizada com 400 empresas de varejo associadas à Alshop, que reúnem aproximadamente 30 mil pontos de vendas no País.

Trata-se do segundo ano seguido de crescimento nas vendas. Em 2017, os shoppings tiveram um aumento de 6%. Os produtos mais procurados no Natal neste ano foram, pela ordem: moda masculina e feminina, calçados, perfumes e cosméticos e brinquedos. A Alshop estima que, no acumulado do ano, as vendas no segmento registraram um crescimento de 6%, correspondendo a R$ 156,3 bilhões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *