Pelo menos 80 pessoas foram presas em uma operação contra a criminalidade em Porto Alegre e na Região Metropolitana

FONTE: O SUL

A Polícia Civil, por meio do DPM (Departamento de Polícia Metropolitana), desencadeou a Operação Mater na manhã desta quinta-feira (14). Foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão em Porto Alegre e nas cidades da Região Metropolitana. A operação visou combater principalmente os crimes contra a vida e patrimônio, a violência doméstica e o tráfico de drogas. A ação contabilizou, ao longo do dia, pelo menos 80 adultos presos e sete menores apreendidos. Armas de fogo, maconha, cocaína, crack, ecstasy e veículos também foram recolhidos.

A diretora do DPM, Adriana Regina da Costa, afirmou que “o objetivo é mobilizar o suporte operacional de inteligência e investigação contra crimes mais denunciados pela população da Região Metropolitana nessas últimas semanas. Adriana afirmou que o objetivo dessa primeira operação de 2019 do DPM é aplacar criminalidade pulverizada e que perturba a sociedade desses municípios.

Um indivíduo foi preso em flagrante, por meio da 2ª DP de Viamão, depois de cumprimento de mandado de busca e apreensão. A ação ocorreu após denúncias de que um homem estaria ameaçando moradores na região do bairro Sepé Tiarajú com arma de fogo. Com ele foram apreendidas uma espingarda calibre 12 e uma carabina calibre 32, além de uma espingarda de pressão, um cano de espingarda calibre 12 e insumos para fabricação de munição de armas de fogo (espoletas, pólvora e cartuchos deflagrados). Ele foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido.

Também em Viamão, um casal foi preso preventivamente em ação da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher em conjunto com a 1ª DP do município. Os dois são suspeitos de tentativa de homicídio de dois vizinhos. Na ocasião da prisão, o filho de 11 anos deles foi encaminhado ao Conselho Tutelar, por situação de negligência e precariedade de higiene. Durante as buscas, os policiais encontraram fezes e urina de animais pela casa, assim como lixo acumulado no local.

Ainda, em Viamão, foragido apontado como responsável por uma série de delitos na cidade foi capturado no centro da cidade. O local em que ele foi encontrado é suspeito de ser usado como ponto de tráfico de drogas.

Em Alvorada, um homem de 31 anos foi preso por descumprimento reiterado de medidas protetivas de urgência estabelecidas em favor da ex-companheira. Ainda na cidade, ocorreram mais duas prisões, uma de um homem de 71 anos contra o qual havia um mandado de prisão civil, e outra de um indivíduo de 33 anos por porte ilegal de arma de fogo, com mandado de sentença definitiva em seu desfavor. Além das prisões, os policiais da região apreenderam um revólver Smith & Wesson calibre 38, cujo registro encontra-se vencido, 13 projetis cal. 38 e munição antiaérea .50.

No Bairro Piratini, também em Alvorada, em local conhecido como ponto de tráfico de drogas dois homens foram presos com 16 porções de maconha, 4 pinos de cocaína, 3 pedras de crack, todas embaladas para venda.

Em Cachoeirinha, um indivíduo de 21 anos foi preso por roubo a estabelecimento comercial, em março de 2018, e fevereiro deste ano. A ação foi realizada em cumprimento a mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva. Durante os crimes foram subtraídas quantidades em dinheiro, computadores e outros pertences das vítimas. Com o preso, foram apreendidos simulacros de armas de fogo.

Em Gravataí, um foragido de alta periculosidade, o qual possui antecedentes policiais por homicídio, roubo majorado, associação criminosa, entre outros delitos foi capturado. Ele estava na companhia de outros dois indivíduos, em ponto de venda de drogas. No local, foram encontradas uma pistola calibre 380, com a numeração suprimida, e porções de crack embaladas para a venda. O nome “Mater” vem do latim, significando proteção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *