Projeto-piloto do Cais Mauá tem cronograma aprovado e entrega prevista para março em Porto Alegre

FONTE: G1.COM/RS

A Prefeitura de Porto Alegre aprovou a alteração do cronograma de obra para o projeto-piloto do Cais Mauá. A entrega parcial do projeto original, com aproximadamente dois hectares de área de convivência e 600 vagas de estacionamento, está prevista para o dia 26 de março, data em que se comemora o aniversário da cidade.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (5) pelo prefeito da Capital, Nelson Marchezan Júnior.

No primeiro momento, o espaço, junto à Usina do Gasômetro, vai oferecer opções de gastronomia, bancos e quadras de tênis de praia. O projeto completo, pensado originalmente, prevê ainda um shopping center e torres comerciais.

Para isso, é necessário que todos os armazéns sejam revitalizados, o que deve ocorrer em até quatro anos, segundo a prefeitura. A entrega dessa primeira fase busca, justamente, acelerar a comercialização dos armazéns e dos demais espaços que o complexo deve oferecer na entrega final.

A revitalização
O projeto é aguardado há mais de 30 anos. A revitalização do Cais Mauá é uma parceria público-privada. Em março de 2018, a ordem de início das obras chegou a ser assinada.

Na época, a previsão para conclusão era de seis anos, e o custo estimado das obras era de R$ 500 milhões, sem investimento público.

Só que depois disso, em abril do mesmo ano, a Polícia Federal realizou uma operação para combater fraudes em um fundo de investimentos responsável pela obra de revitalização do Cais.

Conforme a polícia, o dinheiro, de um fundo de pensões, era aplicado pela empresa no empreendimento, sem que as obras fossem realizadas. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Porto Alegre.

Em outubro de 2018, o administrador de empresas Eduardo Luzardo da Silva assumiu a presidência do consórcio Cais Mauá do Brasil. Até agora, entretanto, a obra ainda não iniciou. Com a validação da prefeitura do novo cronograma, as obras devem ser iniciadas em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *