Termina neste mês o prazo de licenciamento de 2018 para os veículos de placa com final 4, 5 ou 6

FONTE: O SUL
Os proprietários de veículos com placas de final 4, 5 e 6 devem estar alertas para o vencimento, no dia 31 deste mês, do prazo para licenciamento referente a 2018. Conforme o Detran-RS (Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul), documento em dia será exigido para esses carros a partir de junho.

Além do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), deve ser quitado o Dpvat (seguro obrigatório) e a taxa de expedição do CRLV (Certificado de Registro e de Licenciamento do Veículo). Caso existam multas pendentes, também será necessário que estejam pagas.

Quem já pagou o IPVA mas ainda não recebeu o documento deve, antes de mais nada, verificar no Detran-RS se efetivamente estão quitados todos os itens que compõem o licenciamento e se há algum processo pendente. É possível consultar a situação do veículo e do envio do documento no próprio site www.detran.rs.gov.br (páginas “IPVA” e “Licenciamento 2019”), informando para isso a placa e o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

O DetranRS alerta, ainda, que dirigir veículo com licenciamento vencido é infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,47, mais sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o recolhimento do veículo a um depósito, até que a situação esteja regularizada.

Para esclarecimentos adicionais, o Detran-RS disponibiliza um contato por meio do site (página “Fale Conosco”) ou do telefone 0800-905-5555.

O proprietário de veículo pode ser avisado por e-mail ou mensagem de celular quando o documento for emitido. Basta se cadastrar na Central de Serviços do Detran-RS. O cadastro também é feito pela internet ou baixando o aplicativo na App Store e Google Play.

Embora o prazo para o pagamento do IPVA de todos os veículos tenha vencido em abril, a validade do licenciamento 2018 varia conforme o número final da placa.

– Para as placas final 1, 2 e 3, o prazo expirou em 30 de abril e o documento de 2019 já é obrigatório;

– Os veículos de final 7 e 8 têm prazo até 30 de junho;

– E para as placas de final 9 e 0, até 31 de julho.

Leilões

Em maio, o Detran-RS vai realizar dois grandes leilões, nas cidades de Carazinho (dia 8) e Pelotas (dia 15), cada um com cerca de 700 itens em remate, somando-se veículos em situação regular e sucatas para desmanche ou reciclagem. Os interessados podem arrematar dois tipos de bens: sucatas para recondicionamento ou reciclagem e veículos com documentação.

Os veículos aptos a rodar não têm restrições policiais e/ou judiciais e são desvinculados de qualquer pendência legal ou financeira. No caso de pessoa física, deve ser apresentada na compra os documentos de identidade, CPF e comprovante de residência. Já a pessoa física (de qualquer natureza) tem que exibir o contrato social (ou cópia autenticada), CNPJ, RG e CPF.

A compra de sucatas, por sua vez, pode ser realizada por empresas que atuem como desmanches de veículos, venda de peças usadas e reciclagem de sucatas, desde que devidamente registrados no Detran-RS. O calendário completo, bem como os endereços dos locais para visitação dos bens nos dois dias que antecedem os leilões, pode ser conferido no site do Detran-RS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *