distribuição camisinha

Curta o Carnaval com responsabilidade

O Carnaval está chegando e nesse mês repleto de alalaô, aproveite a folia com responsabilidade. Pensando na saúde dos leopoldenses, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Hospital Centenário, a Secretária da Saúde e o SAE – Serviço de Assistência Especializada, que realizam durante todo o ano a distribuição de camisinhas gratuitamente, seguem com esse serviço nessa época do ano com mais intensidade.

 

Não se preocupe em ficar constrangido, não é necessário enfrentar filas ou pedir a alguém, os preservativos ficam disponíveis em local de fácil acesso. È só passar em um desses pontos de distribuição.

 

Além das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) já conhecidas, há atualmente a preocupação da transmissão sexual do Zika vírus, até o momento, não existe vacina contra ele. Na maioria dos casos, os sintomas são mais leves do que os da Dengue, com febre, dores nas articulações e manchas no corpo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que há uma relação “fortemente suspeita” entre o Zika e o aumento excepcional na América Latina de casos de microcefalia – uma má-formação congênita em crianças que nascem com cabeça e cérebro anormalmente pequenos.

 

Algumas doenças sexualmente transmissíveis:

 

HIV

Gonorréia

Sífilis

Condiloma Genital

Herpes Genital

Hepatite B e C

Linfogranuloma venério

Cancro mole

 

 

Secretaria Estadual amplia distribuição de preservativos no carnaval

 

A Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) estabeleceu parceria com as empresas de pedágio para distribuir 173 mil preservativos em praças de pedágio durante o feriado de carnaval. São as seguintes as praças atendidas: Concepa, na Freeway (BR 290), receberá 103 mil unidades. AEGR, de Santo Antônio da Patrulha (ERS-474), contará com 17 mil camisinhas. Já a EGR de Viamão (ERS-040) será atendida com 36 mil contraceptivos. Por fim, a Ecosul, praças de Cristal (BR 116) e Capão Seco (BR 392) também será atendida com 16 mil unidades.

 

Mensalmente, a SES/RS distribui um total de 2.404.800 preservativos para os municípios. Para o carnaval, além deste número, serão ofertados mais 380 mil unidades. Serão distribuídos ainda 77 mil materiais informativos, como cartazes e folderes, para que 142 municípios realizem ações de prevenção às DST/HIV/AIDS durante as festividades.

 

Além de disponibilizar estes produtos e materiais, a Seção DST/AIDS do Estado realizará, em parceria com o Telessaúde (suporte assistencial aos profissionais de saúde), a produção de vídeos curtos e banner virtual para ser vinculado nos sites e redes sociais com o tema da Prevenção ao HIV/AIDS. (fonte: SES/RS)

 

 

Juliane Kerschner

Departamento de Comunicação – Decom

Orientada por: Cátia Chagas

Fonte: Prefeitura SL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *