Foto: Cátia Chagas Primeira Regional, na Norte 1

Comunidade dos bairros Boa Vista e Scharlau participa da reunião regional da revisão do Plano Diretor

O adensamento e uso de áreas edificáveis fazem parte de um dos seis eixos que darão sustentação ao Plano Diretor de São Leopoldo, para os próximos 10 anos. O trabalho ganhou intensidade na noite dessa segunda-feira (21), quando ocorreu a primeira das oito reuniões regionais para a revisão do Plano Diretor. O encontro com as comunidades da Scharlau e Boa Vista foi na EMEF José Grimberg. Amanhã (23), a segunda regional (Norte 2) ocorre na  EMEF  Álvaro Nunes, para os moradores do Arroio da Manteiga e da Campina, às 18h.

 

“Esta primeira reunião, na Norte1, foi produtiva. Conseguimos extrair dos moradores o que de mais importante eles consideram importante para a região, principalmente no que se refere ao eixo da mobilidade e do meio ambiente, como o acesso para o centro da cidade e a coleta eletrônica de lixo”, comentou o coordenador de Projetos Urbanos da Prefeitura e ministrante das reuniões, Sidney Ilhosa.

 

Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro Boa Vista, Senomar Marques, morador na região há 40 anos, é “muito importante a comunidade ser ouvida, é a primeira vez que participo acredito que vai ser muito útil para conseguirmos atender demandas  daqui”, disse. “Nosso objetivo é construir as diretrizes do Plano em conjunto com a sociedade. Vamos discutir, trocar ideias e ouvir sugestões dos moradores. O Plano Diretor é a segunda Lei mais importante do Município, depois da Lei Orgânica. A busca de um ordenamento sustentável da cidade exige o olhar e a contribuição da população”, complementa o coordenador.

 

São Leopoldo possui uma área urbana de 69,44 km², 67,87% no mapa do Município. Deste total, 24,21 km², ou 34,86%, são os chamados vazios urbanos. “Considerando que dentro dos vazios urbanos temos 5,70 km² de áreas de preservação permanente de arroios, o espaço que sobra para futuras edificações é de 18,51 km², ou 26,67%”, explica Ilhosa.

 

 

CHAMAMENTO PARA GRUPOS TEMÁTICOS

 

Após os oito encontros regionais, serão formados grupos temáticos com representantes de entidades, associações, sindicatos, fundações, agremiações e demais instituições interessadas que podem indicar um titular e um suplente, de acordo com a temática escolhida: meio ambiente, ordenamento territorial, mobilidade urbana, desenvolvimento socioeconômico, habitação e inserção metropolitana.

 

As inscrições devem ser efetivadas até o dia 31 de março, pelo e-mail [email protected]. Ao todo, serão seis reuniões, com data de início prevista para a segunda semana de abril.  “Vamos construir o Plano Diretor com mais direcionamento, com indicadores atuais e muito planejamento para os próximos 10 anos. O documento, que deve estar concluído em agosto deste ano, deve equilibrar as questões ambientais, sociais e de desenvolvimento econômico. Ou seja, traduzir uma leitura mais real do Município”, diz Ilhosa.

 

Participe!

A revisão do Plano Diretor é aberta e inclusiva, as SUGESTÕES e CONTRIBUIÇÕES, além das audiências públicas, poderão ser feitas online durante todo o processo. Como é de extrema importância a colaboração da comunidade, a Administração Municipal disponibiliza o e-mail [email protected] e um link no site da Prefeitura.

 

 

PRÓXIMAS REGIONAIS

 

Norte 2

Arroio da Manteiga e Campina – EMEF  ÁLVARO NUNES – 23/03 às 18h

 

Nordeste

Santos Dumont e Rio dos Sinos  – EMEF  PE. ORESTES – 28/03  às 18h

 

Oeste

São Miguel, Vicentina e São João Batista – EMEF CASTRO ALVES  – 30/03 às 18h

 

Centro

Centro, Fião, São José, Morro do Espelho, Padre Reus e Cristo Rei – EMEF MARIA GUSMÃO BRITTO – 05/04  às 18h

 

Sudeste

Rio Branco, Pinheiro, Santo André e Campestre – EMEF BARÃO DO RIO BRANCO –  06/04 às 18h

 

Leste

Feitoria – EMEF OLÍMPIO ALBRECHT – 11/04 às 18h

 

Sul

Jardim América, Santa Teresa, Duque de Caxias e Fazenda  São Borja –EMEF  ZAIRA HAUSCHILD, 13/04  às 18h

Fonte: prefeitura SL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *