Após grande procura, aplicação da segunda dose da CoronaVac será retomada nesta quinta em Porto Alegre

FONTE: O SUL

A prefeitura de Porto Alegre informou que a capacidade de atendimento nos pontos de vacinação para a segunda dose da CoronaVac se esgotou no fim da manhã desta quarta-feira (05). Os locais registram grande movimentação desde o começo do dia.

Por isso, a prefeitura pediu que as pessoas não se dirijam mais a esses pontos nesta quarta, deixando para buscar a vacinação a partir desta quinta-feira (06), quando a imunização será retomada.

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu pouco menos de 5 mil doses do Ministério da Saúde, mas conseguiu dobrar essa quantidade fazendo uma busca ativa pela CoronaVac nos hospitais e unidades de saúde. Por ser um volume bem menor do que o necessário (a estimativa é de cerca de 60 mil pessoas em Porto Alegre sem a segunda dose), a pasta concentrou as vacinas em três unidades de saúde e no drive-thru da Pucrs, pois pulverizar a aplicação em muitos locais acabaria gerando ainda mais transtornos.

Também foi adotado o critério de vacinar pessoas que tenham recebido a primeira dose até 8 de abril, para priorizar os mais atrasados. A expectativa é continuar a aplicação contando também com o reforço de novas remessas que deverão chegar ao Estado ainda nesta semana. O objetivo é avançar na aplicação da segunda dose, garantindo a imunização também no fim de semana.

“A SMS reitera que mesmo tendo passado algumas semanas do prazo, a imunização não fica comprometida. A vacinação da segunda dose vai continuar e com a expectativa de remessas de doses cada vez maiores, já que a produção no Instituto Butantan já está sendo normalizada após o atraso na produção verificado há duas semanas”, informou a secretaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *