Comitiva da Universidade de Michigan retorna à Vila Santa Marta

O reencontro com a comunidade ocorreu durante reunião do Movimento Bairro Melhor

Após um ano da incursão na Vila Santa Marta, os estudantes da Universidade de Michigan (EUA) estão de volta a São Leopoldo para por em prática as ações de melhoria na região. O reencontro com a comunidade ocorreu durante reunião do Movimento Bairro Melhor, promovido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Marta e Associação de Moradores da Vila Santa Marta, nesta quinta-feira (5). A primeira ação começa na próxima segunda-feira (9).

 

A comitiva formada pela brasileira e professora de Urbanismo da Universidade de Michigan, Ana Paula Pimentel, e por seis estudantes  da instituição americana apresentaram as recomendações para  promover o empoderamento comunitário e protagonismo ambiental na vila Santa Marta. “Uma das razões para regressarmos é que conseguimos recursos graças ao resultado da pesquisa que realizamos em 2015. O projeto Together We Make Santa Marta Home (Juntos Fazemos de Santa Marta a Nossa Casa) foi premiado em dois concursos e com isso queremos implementar algumas das sete recomendações que fizemos aqui”, explicou Ana Paula.

 

Além da verba de U$ 25 mil oriunda da premiação do desafio Ford Motor Company College Community e de U$ 5 mil da DOW Sustainability Grant Recipient, o projeto contará com a parceria da Prefeitura e secretarias para articular as ações.  A primeira delas é fazer um mapeamento comunitário, com auxilio de seis tablets que posteriormente serão doados a EMEF Santa Marta, para identificar todos os lotes e ruas da comunidade. “Locais carentes não mantém a mesma estrutura, ao longo do tempo vão surgindo invasões e ruas que não aparecem no planejamento urbano. O mapeamento é essencial para as próximas ações”,  esclareceu Ana Paula.

 

De acordo com Sandra Grohe, professora de Educação Ambiental, Ciência e Iniciação Científica da EMEF Santa Marta, o projeto dos estudantes de Michigan procura atender as necessidades socioambientais da comunidade. “Foram discutidas e escolhidas as ações prioritárias dentro das recomendações apresentadas, temos muito trabalho para fazer nestas duas semanas ”, esclareceu Sandra. As ações serão trabalhadas em três eixos: gestão de resíduos sólidos, melhorias nos espaços públicos e áreas de lazer.

Fonte: Prefeitura SL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *