Estudantes vão fazer percurso turístico em São Leopoldo
Parceria entre Secretarias irá promover o resgate histórico
Uma parceria entre as Secretarias de Educação (Smed) e Cultura e Turismo (Secult) vai levar alunos do 4º ano das escolas de ensino fundamental da rede municipal para conhecerem os pontos turísticos de São Leopoldo. A saída inaugural ocorre na próxima quarta-feira, dia 30 de março. O roteiro é composto por, pelo menos, 25 atrativos e o percurso será realizado por um ônibus cedido pela Smed. O ponto de partida e chegada é na Casa de Turismo do Marco Zero da Rota Romântica, na Avenida Dom João Becker, com a BR-116, no Centro.
“É fundamental que os estudantes conheçam a nossa história para que assim ajude-nos a preservá-la e divulgá-la”, destaca o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Marcelo Schauer. Já o secretário de Educação Luís Arthur de Bitencourt observa que o projeto é importante, pois proporciona uma vivência marcante ao aluno quanto às suas origens. “Essa metodologia traz um significado para o que os estudantes aprendam dentro da sala de aula. O projeto trabalha a identidade dele com a sua cidade”, conta.
Segundo a coordenadora de Resgate à Cultura Alemã, Aline Metz, o objetivo é proporcionar aos alunos um contato com a cultura alemã, desenvolvendo a atitude de respeito, a auto expressão, integração e suas potencialidades e divulgar os pontos turísticos locais. Devem participar da ação 36 escolas. “Descobrimos que muitos alunos não conhecem os pontos turísticos da cidade e temos um projeto de preservação”, enfatiza Aline.
Após a atividade, orientada por uma guia, os alunos devem retornar às salas de aula e organizar uma redação coletiva sobre o passeio. A atividade faz parte do currículo da disciplina História do Município. Nos próximos dias, um sorteio deve ser realizado para eleger a ordem de participação das escolas.
PALESTRAS FARÃO RESGATE DA CULTURA ALEMÃ
Outra ação para resgatar a cultura alemã em São Leopoldo dentro das escolas é a realização de palestras voltadas tanto para estudantes quanto para professores. O tema é a História do Município de São Leopoldo. Segundo Aline Metz, o assunto será apresentado com recursos multimídia como fotos e ainda fantoches e dinâmicas de grupo. No final da palestra, será realizado um debate em sala de aula. “Essas palestras trazem para a sala de aula a história antes da chegada dos alemães. Lembramos que a construção do município foi feita também por várias etnias que já viviam na cidade”, comenta o secretário de Educação, Luís Arthur de Bitencourt.
ROTEIRO DO PASSEIO
Saída – Marco Zero
Prefeitura Nova
Rodoviária
Praça do Imigrante
Igreja Católica – Nossa Senhora Conceição
Palácio da Educação
Câmara de Vereadores
Museu Visconde de São Leopoldo
Igreja de Confissão Luterana (Relógio)
Rua Independência
Palácio de Theodomiro Porto da Fonseca
Igreja Batista
Hospital Centenário
Quartel do 19º BIMtz
Quartel do 16º GAC
Unisinos/Tecnosinos
Santuário Padre Reus
Cordoaria São Leopoldo
Museu do Trem
Colégio São José
Casa do Imigrante
Cemitério da Feitoria
Parque Imperatriz Leopoldina
Ginásio Municipal
Chegada – Marco Zero
Fonte: Prefeitura SL