Estudantes vão fazer percurso turístico em São Leopoldo

Parceria entre Secretarias irá promover o resgate histórico

Uma parceria entre as Secretarias de Educação (Smed) e Cultura e Turismo (Secult) vai levar alunos do 4º ano das escolas de ensino fundamental da rede municipal para conhecerem os pontos turísticos de São Leopoldo. A saída inaugural ocorre na próxima quarta-feira, dia 30 de março. O roteiro é composto por, pelo menos, 25 atrativos e o percurso será realizado por um ônibus cedido pela Smed. O ponto de partida e chegada é na Casa de Turismo do Marco Zero da Rota Romântica, na Avenida Dom João Becker, com a BR-116, no Centro.

“É fundamental que os estudantes conheçam a nossa história para que assim ajude-nos a preservá-la e divulgá-la”, destaca o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Marcelo Schauer. Já o secretário de Educação Luís Arthur de Bitencourt observa que o projeto é importante, pois proporciona uma vivência marcante ao aluno quanto às suas origens. “Essa metodologia traz um significado para o que os estudantes aprendam dentro da sala de aula. O projeto trabalha a identidade dele com a sua cidade”, conta.

Segundo a coordenadora de Resgate à Cultura Alemã, Aline Metz, o objetivo é proporcionar aos alunos um contato com a cultura alemã, desenvolvendo a atitude de respeito, a auto expressão, integração e suas potencialidades e divulgar os pontos turísticos locais. Devem participar da ação 36 escolas. “Descobrimos que muitos alunos não conhecem os pontos turísticos da cidade e temos um projeto de preservação”, enfatiza Aline.

Após a atividade, orientada por uma guia, os alunos devem retornar às salas de aula e organizar uma redação coletiva sobre o passeio. A atividade faz parte do currículo da disciplina História do Município. Nos próximos dias, um sorteio deve ser realizado para eleger a ordem de participação das escolas.

 

PALESTRAS FARÃO RESGATE DA CULTURA ALEMÃ

Outra ação para resgatar a cultura alemã em São Leopoldo dentro das escolas é a realização de palestras voltadas tanto para estudantes quanto para professores. O tema é a História do Município de São Leopoldo. Segundo Aline Metz, o assunto será apresentado com recursos multimídia como fotos e ainda fantoches e dinâmicas de grupo. No final da palestra, será realizado um debate em sala de aula. “Essas palestras trazem para a sala de aula a história antes da chegada dos alemães. Lembramos que a construção do município foi feita também por várias etnias que já viviam na cidade”, comenta o secretário de Educação, Luís Arthur de Bitencourt.

ROTEIRO DO PASSEIO

Saída – Marco Zero

Prefeitura Nova

Rodoviária

Praça do Imigrante

Igreja Católica – Nossa Senhora Conceição

Palácio da Educação

Câmara de Vereadores

Museu Visconde de São Leopoldo

Igreja de Confissão Luterana (Relógio)

Rua Independência

Palácio de Theodomiro Porto da Fonseca

Igreja Batista

Hospital Centenário

Quartel do 19º BIMtz

Quartel do 16º GAC

Unisinos/Tecnosinos

Santuário Padre Reus

Cordoaria São Leopoldo

Museu do Trem

Colégio São José

Casa do Imigrante

Cemitério da Feitoria

Parque Imperatriz Leopoldina

Ginásio Municipal

Chegada – Marco Zero

Fonte: Prefeitura SL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *