Fiocruz confirma mais 19 casos da variante delta do coronavírus no Rio Grande do Sul

FONTE: O SUL

O Cevs (Centro Estadual de Vigilância em Saúde) recebeu da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), na quarta-feira (1º), a confirmação de mais 19 casos da variante delta do coronavírus no Rio Grande do Sul.

Com isso, o Estado contabiliza 87 casos confirmados da cepa de origem indiana, mais 148 prováveis aguardando confirmação, totalizando 235 amostras, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (02) pela Secretaria Estadual da Saúde.

Os novos casos confirmados são de moradores de Alvorada, Bom Retiro do Sul, Cachoeirinha, Canela, Caxias do Sul, Esteio, Viamão, Guaíba, Porto Alegre, Paraí e Santo Ângelo.

O Rio Grande do Sul é o único Estado brasileiro a realizar sequenciamento parcial na vigilância genômica para a identificação de prováveis “variantes de preocupação”, que são aquelas mutações genéticas que podem trazer alguma mudança no comportamento do vírus. Após essa primeira identificação, as amostras seguem para a Fiocruz realizar um sequenciamento genômico completo, que fornece detalhes do perfil de mutações e classifica com precisão a linhagem de cada amostra.

Já apresentam casos confirmados da variante delta os municípios gaúchos de Alvorada, Bom Retiro do Sul, Cachoeirinha, Canela, Canoas, Capão da Canoa, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Esteio, Garibaldi, Gramado, Guaíba, Itaqui, Nova Bassano, Novo Hamburgo, Panambi, Paraí, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São José dos Ausentes, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Triunfo e Viamão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *