‘Golpe dos boletos clonados’ causa prejuízo a empresas e consumidores no RS

FONTE G1
//
Uma fraude vem prejudicando empresas e clientes no Rio Grande do Sul. Quadrilhas de fraudadores têm acesso a notas fiscais e emitem boletos de cobranças que encaminham o valor pago a contas bancárias dos criminosos. O “golpe dos boletos clonados” está cada vez mais comum no estado.
Os golpistas conseguem acesso aos dados de vendas realizadas por várias empresas. Eles montam boletos semelhantes aos originais, com valor da dívida um pouco menor. No lugar da conta bancária dos responsáveis pelo produto ou serviço, está a conta da quadrilha, de uma agência de São Paulo.
A Polícia Civil tenta localizar os beneficiários dos pagamentos. “Nos parece uma fraude que não é somente local, ela já está se expandindo. Existem outros lugares, outras regiões que já se tem notícias desta mesma fraude”, diz o delegado Maurício Arlei Posselt.
Foi o que aconteceu com o empresário Gilmar Lang, proprietário de uma clínica veterinária em Ijuí, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Ele conta que recebeu os boletos de três compras que realmente fez, que seriam de empresas da cidade, de Santa Rosa e do Rio de Janeiro.
Segundo Lang, os títulos enviados por e-mail chegam com um valor menor que o da compra. “Realmente houve a compra e a gente recebe o e-mail nos concedendo um desconto, e isso acaba levando muitas vezes, quando não temos um controle efetivo, que realmente as coisas aconteçam internamente. Quando não há este controle, acaba se pagando e consequentemente há um prejuízo para a empresa”, diz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *