Mutirão para saúde bucal dentro da Escola

Estudantes da escola Chico Xavier receberam atendimento odontológico

O auditório da Escola Municipal Chico Xavier foi invadido por um verdadeiro mutirão de saúde bucal. Mais de 40 dentistas da rede pública de saúde atenderam os alunos da escola durante a manhã desta sexta-feira (01). Realizando o Tratamento Restaurador Atraumático (ART), cem crianças foram atendidas por meio de um procedimento indolor e menos abrasivo para os dentes das crianças.
A professora Doutora, Marcia Cançado Figueiredo leciona odontologia na Universidade do Rio Grande do Sul e foi a responsável por executar a ação dentro da escola. “Foi apenas em 1994, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) aceitou a prática da ART em países em desenvolvimento. Hoje, estamos oferecendo para estas crianças um tratamento indolor e não abrasivo para os dentes, já que muitos deles não teriam a possibilidade de realizar este tratamento. Além disso, trabalhamos a questão da saúde bucal e a prática de uma escovação saudável com os alunos”, explicou.
Em uma fila de espera organizada no pátio, a gurizada esperava ansiosa pelos atendimentos. Um deles foi o aluno do 5º ano, Fernando Gonçalves da Silva, 10 anos. “Aqui na escola aprendemos como escovar os dentes, temos o Escovódramo. Cada um tem sua escova. Em casa eu também tento cuidar, estou com um pouco de medo, mas eles (dentistas) explicaram que não vou sentir dor nenhuma e vai fazer bem para os meus dentes”, contou.
O coordenador de saúde bucal do Município, Danilo Dieter, acompanhou toda ação na escola. “No total foram atendidos mais de 300 crianças. Destas, cem foram atendidas no local, cem não precisaram do serviço e as outras cem foram encaminhadas para atendimento na rede pública de saúde, por serem casos mais graves”, explicou
Escola investindo da integração
A EMEF Francisco Cândido Xavier (Chico Xavier), atende mais de 400 crianças do Bairro Santos Dumont, Loteamento Padre Orestes, sendo a única escola municipal a oferecer turno integral para os alunos.
De acordo com a diretora, Jussara Bueno, eles foram beneficiados com a atividade da Secretaria de Saúde por conta da proposta pedagógica da escola que busca integrar alunos, pais, professores e a Prefeitura nas ações. “Por já termos o Escovódramo, fomos escolhidos para realizar estas atividades. Desde abril os dentistas estão dentro da escola. Primeiro foi realizado a instrução dos professores sobre as práticas de saúde bucal. Após, foi a vez dos alunos terem uma aula de como escovar os dentes corretamente e hábitos  saudáveis para saúde bucal e agora estamos tendo o mutirão com o atendimento”, afirmou Jussara Bueno.
Parceria é fundamental
Há 75 anos no mercado, a distribuidora de produtos odontológicos Nova DFL Indústria e Comércio foi a responsável por doar todos os produtos necessários para as intervenções bucais. “A empresa vende unicamente para órgãos públicos do país inteiro e sempre teve a preocupação no âmbito social. A saúde bucal é muito importante e deve ser tratada desde a infância. Por isso, em ações como esta, fazemos questão em ajudar”, esclareceu a representante da empresa, Fernanda Silva Martins.
Fonte: Prefeitura SL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *