OP no FSM

OP São Leopoldo participa do Fórum Social Temático 15 anos

São Leopoldo participou no dia 22/01 do 9º Encontro Nacional da Rede Brasileira de Orçamento Participativo, em Porto Alegre, que faz parte da agenda do Fórum Social Temático 15 anos. A cidade foi representada pelo secretário em exercício do OP, Guilherme Maciel, que destacou: “Essa é uma ótima oportunidade de avaliarmos o que está sendo feito nos outros municípios, tanto no Brasil, quando no exterior, em relação ao Orçamento Participativo. Trata-se de um ambiente de troca de experiências”.

 

Na ocasião, foram apresentadas experiências inovadoras e processos democráticos em governos locais de Caruaru, Marau, Contagem e Córdoba, na Argentina. Os representantes destacaram o empoderamento que a prática do Orçamento Participativo desperta na população, além de salientarem o papel pedagógico dessa ferramenta que permite que os cidadãos possam se apropriar de conceitos da administração pública.

 

Os painelistas apresentaram também as realidades dos seus municípios e as dificuldades encontradas pelas suas gestões. “Conversei com os representantes das outras prefeituras e percebi como a crise financeira também afetou esses municípios, que estão com grandes dificuldades, principalmente na parte da execução de demandas e cumprimento de prazos”, salientou o secretário em exercício. “Apesar de todos esses impedimentos financeiros, foi gratificante vermos que a condução do processo e as ferramentas que utilizamos em São Leopoldo são equivalentes ao que foi nos apresentado por essas cidades, já que elas estão aqui hoje por serem consideradas destaques e inovadores no âmbito do OP.”

 

Secretaria do Orçamento Participativo

Fonte: Prefeitura SL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *