Secretario Jefferson

Operação Volta às Aulas intensifica fiscalização em vans escolares

Neste período que antecede a volta às aulas, há uma grande preocupação com a qualidade do transporte escolar de estudantes em São Leopoldo. Pensando nisso, a  Secretaria de Segurança e Defesa Comunitária está intensificando a fiscalização. Na última semana, realizou as últimas vistorias nas vans cadastradas para o transporte de estudantes em São Leopoldo por meio da Guarda Civil Municipal.  O procedimento é a terceira etapa para a regularização. Nas duas primeiras, os veículos também passaram por inspeção do Immetro e do Detran.

“O nosso intuito é coibir o transporte clandestino e garantir a segurança dos estudantes”, frisa o secretário de Segurança e Defesa Comunitária, Jefferson Oliveira Soares. Ele explica que mesmo após as vistorias, todos os veículos serão fiscalizados nas escolas. “Quem não tiver o selo será submetido a fiscalização. Queremos ter a tranquilidade de que este serviço esteja em condições em respeito a legislação municipal e federal”, destaca.

Jefferson também ressalta a importância dos pais também estarem atentos quando for contratar este tipo de serviço e que optem por um veículo que tenha o selo de inspeção. A vistoria em vans escolares é realizada duas vezes ao ano por agentes da Guarda Civil Municipal.

No final de setembro do ano passado, a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade o projeto que determina a proporção de uma van escolar para cada 3 mil habitantes em São Leopoldo. Na prática, o número de veículos legalizados para transportar estudantes passaria de 47 para até 75.

 

Itens analisados durante uma vistoria:

– Simbologia

– Retrovisor

– Sinaleira

– Buzina

– Cintos de segurança

– Chave de roda

– Estepe e pneus

– Estofamento

– Extintores de incêndio

– Velocímetro e tacógrafo

– Faróis

– Indicadores de direção (pisca)

– Lacre da placa

– Luz da placa

– Macaco

– Pala

– Parachoque

 

Secretário Jefferson Oliveira Soares explica as ações:

Fonte: Prefeitura SL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *