Pan-Americano de Patinação Artística começa em São Leopoldo em grande estilo

Com apresentação do atleta Marcel Stürmer, seleções foram apresentadas e iniciam hoje disputa pelo maior lugar no pódio

 

Com muitas cores, música, dança e emoção, deu início oficialmente na noite deste domingo (19) o Pan-Americano de Patinação Artística que está ocorrendo no Centro Municipal de Eventos. Com as arquibancadas lotadas por torcidas fervorosas de cada país, as delegações formadas por mil atletas e comissões técnicas se apresentaram junto com os árbitros e a comissão organizadora local. Em questão de minutos, a pista de patinação onde a partir de agora será invadida por patinadores de alta qualidade disputando o maior lugar no pódio, foi preenchida por colãs coloridos e muito brilho.

 

Após os Hinos Nacional e Rio-Grandense, a Prefeita em exercício, Angela Molin, deu as boas-vindas a todos. “Quero que todos que vieram de tantos países visitar nossa cidade se sintam bem-vindos e saibam que estamos prontos para recebe-los e esperamos que tenham um bom desempenho durante o campeonato e troquem experiências. Procurem tirar o máximo de proveito deste momento”, destacou.

 

Para mostrar um pouco da cultura gaúcha aos visitantes, o grupo de São Leopoldo, Ivi Maraé deu um espetáculo apresentando algumas danças tradicionais, como Balaio. Para fechar com chave-de-ouro, o melhor patinador do Brasil, o gaúcho Marcel Stürmer, entrou na pista junto com a patinadora Bruna Cunha, do grupo de patinação Expressão, da cidade de Guaíba. Sob gritos e muitos aplausos dos patinadores que o têm como ídolo, Marcel desfilou pela pista sobre quatro rodas e mostrou as habilidades que o fez ser campeão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, ano passado. Para ele, São Leopoldo sediar um evento como este é de extrema importância. “Fiz toda a minha carreira sobre os Jogos Pan-Americanos, então eu sei o quanto é importante para esses patinadores estarem aqui hoje”, ressaltou.

 

Estiveram presentes também durante a cerimônia de abertura, o presidente da Confederação Pan-Americana de Patinação, Alberto Herrera Ayala, o presidente da Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação, Moacyr Jr., e o secretário de Estado do Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella

 

Etapa Internacional

 

A partir desta segunda-feira (20), o Centro Municipal de Eventos, vai receber os melhores patinadores do Brasil, da Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, México, Paraguai, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, que vão disputar a etapa Internacional que segue até o dia 25. Até ontem, ocorreu a etapa Promocional. Para o presidente da Confederação Gaúcha de Patinação Artística, Leo Bengochea, a expectativa é grande. “Esperamos um espetáculo de técnica e também de um grande público”, contou ele que alertou: “A Argentina chega como favorita, mas o Brasil sempre surpreende. ”

 

Delegações:

 

– Argentina (com 483 atletas, 2 delegados e 29 treinadores)

– Chile (com 45 atletas, 2 delegados e 2 treinadores)

– Colômbia (com 100 atletas, 8 delegados e 12 treinadores)

– Cuba (com 2 atletas, 1 delegado)

– Equador (com 25 atletas, 3 delegados e 4 treinadores)

– Guatemala (com 2 atletas, 1 delegado e 1 treinador)
– México (com 12 atletas, 2 delegados e 3 treinadores)

– Paraguai (com 104 atletas, 2 delegados e 13 treinadores)

República Dominicana (com 4 atletas, 1 delegado e 2 treinadores)

Uruguai (com 52 atletas, 1 delegado e 9 treinadores)

Venezuela (com 5 atletas, 2 delegados e 3 treinadores)

Brasil (com 216 atletas, 6 delegados e 29 treinadores)

 

 

Programação – Segunda-feira, 20 (Início da Etapa Internacional)

 

Das 14h às 21h25 – Figuras 1, 2, 3 e 4 (categorias mini-infantil, infantil, cadetes, júnior juvenil e sênior)

 

Programação – Terça-feira, 21

Das 8:30 às 12h – Figuras 3 e 4 (categorias infantil, juvenil, cadete e júnior)

Das 12h às 18:50 – Dança Obrigatória (mini-infantil, senior, júnior, infantil e cadete)

Das 18:50 às 23h – Style Dance (júnior e senior)

Às 23h – Premiação

 

fonte: Prefeitura SL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *