Porto Alegre, RS 29/04/2019: A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), abre agendamento para a esterilização de cães e felinos. Foto: Ari Teixeira/SMAMS PMPA

Prefeitura de Porto Alegre começa a agendar procedimentos gratuitos de castração de cães e gatos

FONTE: O SUL
Nesta quarta-feira, a prefeitura de Porto Alegre inicia o processo de agendamento para esterilização de cães e gatos na capital gaúcha. A ação é executada pela da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, por meio da Diretoria Geral de Direitos Animais, e contempla tutores inscritos no Cadastro Único, mediante apresentação do NIS (Número de Identificação Social) ou Bolsa Família.

Os interessados devem registrar protocolo por meio do telefone 156 da prefeitura. Já o procedimento em si é realizado pela Usav (Unidade de Saúde Animal Victória). O diretor do órgão, veterinário Bruno Wagner, explica que as inscrições passaram a ser realizadas mensalmente:

“Com isso, reduzimos o número de desistentes sem pré-aviso, conforme vinha ocorrendo no sistema trimestral anterior”, detalha. O agendamento será confirmado de acordo com a ordem de entrada dos protocolos.

O solicitante será informado posteriormente sobre a data e o horário marcado para a realização da esterilização. O transporte dos cães ou gato até as instalações da Usav, na Zona Leste de Porto Alegre (estrada Bérico José Bernardes nº 3.489, no bairro Lomba do Pinheiro), é responsabilidade exclusiva dos tutores, que também deverão assinar um termo autorizando o procedimento.

Em caso de cancelamento, a Usav deve ser comunicada com 48 horas de antecedência, a fim de oportunizar o atendimento a outros animais. A prefeitura ressalta que o não comparecimento sem justificativa impossibilitará o solicitante de realizar nova agenda durante um período de pelo menos 12 meses.

Doação de material

Papelões sem uso e jornais velhos podem se transformar em tapetes úteis para as espécies em tratamento na Unidade de Saúde Animal Victória. “Isso porque, com o encerramento da temporada de verão, aumenta significativamente o movimento na Usav e os estoques desse tipo de material acabam reduzidos”, explicam os veterinários do órgão.

Interessados em contribuir com doações podem entrar em contato pelo telefone 51 3289-8920, também no email [email protected] ou encaminhar diretamente à Usav ou então à sede da Secretaria, localizada na avenida Carlos Gomes nº 2.120 (entrada pela rua Luiz Volker). No caso de doações em grande quantidade, a equipe da Unidade pode agendar a busca do material em Porto Alegre, mediante combinação com antecedência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *