Quase 11 mil brasileiros que estão no exterior não conseguem voltar para casa em meio à pandemia de coronavírus

FONTE: O SUL

Com o fechamento de fronteiras terrestres e aéreas decretado em vários países em meio à pandemia de coronavírus, milhares de turistas brasileiros ficaram sem voos de volta, sem poder sair dos hotéis por causa da quarentena e sem saber quando conseguirão voltar para casa.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que lançou um formulário on-line para cadastrar brasileiros que tinham passagem comprada para retornar, mas não conseguem por causa das restrições, recebeu cerca de 11 mil cadastros de pessoas nessa situação.

O objetivo do formulário, segundo a agência, é “oferecer um diagnóstico de onde estão essas pessoas para facilitar esse trâmite junto ao Ministério das Relações Exteriores, empresas aéreas e autoridades de aviação dos demais países”.

Já o Itamaraty divulgou ter o registro de 6 mil pessoas que procuraram ajuda consular para a repatriação, das quais metade conseguiu voltar para casa até agora.

Entre os países com mais brasileiros nessa situação, segundo o cadastro da Anac, estão Portugal, Peru, México e África do Sul.

Nos locais onde há mais turistas, eles se reúnem em grupos de WhatsApp, se organizam para ir às embaixadas ou aos aeroportos para obter informações e trocam dicas de hospedagens e estabelecimentos que ainda estão abertos para comprar comida. Muitos estão ficando sem dinheiro e há gente dormindo dentro dos aeroportos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *