Santa Marta terá Espaço de Saúde até o fim de março

Demandas básicas de saúde que antes motivavam longo deslocamento de moradores da Santa Marta e Tancredo Neves até a Unidade Básica de Saúde (UBS) Campestre agora poderão ser atendidas dentro da própria comunidade. É que até o fim de março, a Prefeitura de São Leopoldo deve inaugurar o Espaço de Saúde Santa Marta – Tancredo Neves em um ponto de fácil acesso, ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Marta, no bairro Arroio da Manteiga.

Um antiga casa, utilizada pela zeladoria da escola, agora irá abrigar os serviços prestados por médicos clínico geral, ginecologista, pediatra e enfermeiros. Nesta primeira quinzena de março, o local está passando por uma reforma geral, requisitada pela Secretaria de Saúde, e tudo deve ficar pronto até o fim do mês.  A área foi cedida pela EMEF Santa Marta.

O secretário de Saúde Julio Galperim conta que esta demanda surgiu durante as audiências realizadas junto à comunidade. “A UBS mais próxima é a Campestre e fica a cinco quilômetros. Agora vamos conseguir prover e atender as necessidade na área da Saúde em uma região comprovadamente carente”, declara o secretário.

O comerciante Arno de Freitas aprovou a ação. “´É um grande benefício à nossa comunidade. Antes era difícil por que tínhamos que percorrer um longo caminho e subir uma lomba para chegar até o posto mais próximo e aqui está centralizado”, comenta.

 

PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA

Um dos projetos que estão sendo estudados para a implantação deste que será o primeiro espaço de saúde, que difere de uma UBS, por ter um leque de serviços menor, mas atendendo a algumas das necessidades básicas, é a integração da participação comunitária. Galperim explica que está sendo avaliada a proposta de se ter uma gestão com membros da própria comunidade.

 

ESPAÇO DE SAÚDE SANTA MARTA

Onde fica: Rua Jacarandá, s/n – Arroio da Manteiga, São Leopoldo

 

Confira as imagens:

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *